sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Por que o portador de Transtorno de Personalidade Anti-Social (psicopata) não se beneficia de psicoterapias ?



A energia que move as mudanças nas psicoterapias é o sofrimento,  que leva o indivíduo à buscar e promover mudanças na sua vida. 

O portador de personalidade anti-social, também denominado de psicopata,  tem uma deficiência no módulo de sentimentos na sua estrutura cerebral, o que faz com que o mesmo não tenha sentimentos como: remorso, arrependimento, culpa,etc. Não tendo esses sentimentos, também não tem sofrimentos. E, não havendo o sofrimento, também não há motivação para mudança.

O portador de personalidade anti-social não sofre, ele causa sofrimento nos outros por onde passa. Dessa forma, por não sofrer, ele não busca psicoterapias, e, mesmo que lhe seja imposto à participar de psicoterapia, a mesma não surtirá efeito, pois, se não existe sofrimento, também não existe busca de mudança.

No máximo, o portador de personalidade anti-social, quando participa de psicoterapia, aprende a identificar o que esperam dele, e, passa a agir dentro dessas expectativas, não por ter sentido necessidade de mudar, mas para se adaptar às necessidades da situação. O que significa que, assim que a necessidade de agir em acordo com as exigências do ambiente cessar, ele voltará a agir em acordo com o seu modo de ser.

 Para saber mais sobre psicopatia:

Psicopatia e sociopatia, nomeando a maldade.

O que é um psicopata/sociopata, como se defender dele. Falta de empatia, remorsos, afeto, caráter deformado e falta de valores morais e éticos são sas principais características.

Página com artigos, pesquisas, vídeos, links e filmes relacionados.

-

Para saber mais sobre o comportamento humano:
Para quem quer saber mais sobre o ser humano e o comportamento humano.
 

 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua história, colaboração ou comentário.