quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como lidar com o Estresse

O estresse, ou stress, é o resultado de processos fisiológicos e mentais, desenvolvido ao longo da evolução das espécies, que tem como finalidade aumentar a chance de sobrevivência de um organismo, fazendo com que ele, de forma instantânea e involuntária, responda á agressões e ameaças externas, levando ao comportamento de lutar ou fugir.

O estresse não é algo ruim. Pelo contrário, ele é necessário para impulsionar o homem à reagir diante da ameaça eminente. Torna-se um problema quando situações estressantes são constantes, pois, para produzir os comportamentos de enfrentamento da causa do estresse, o corpo libera substâncias químicas que, após passado a situação estressora, são metabolizadas pelo organismo, e, em estresse constante, o organismo não consegue se livrar dessas substâncias , tendo como conseqüência o surgimento de doenças, físicas e psíquicas.

Na sociedade atual, tendo distante os motivos que levaram ao surgimento do processo do estresse, como o enfrentamento de feras perigosas e as caçadas, por exemplo, temos como maior fonte de estresse, o relacionamento com o outro e com as exigências da vida moderna.

Como forma de evitar ou de administrar melhor situações estressoras, várias estratégias podem ser adquiridas: aceitar as próprias limitações e as limitações do outro; admitir que somos apenas humanos e que, da mesma forma que precisamos de tempo para aprender, andar e comer, precisamos também de tempo para compreender a nós mesmos e mais tempo ainda para compreender o outro e suas limitações.

Me compreender, aceitar minhas limitações, aceitar a limitação do outro, planejar melhor as ações, são sugestões para lidar melhor com o estresse.

Roziane Oliveira
Psicopedagoga & Psicanalista
rozi_pe@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua história, colaboração ou comentário.